A Instituição

 

História

O Centro Social de Santa Cruz, nasceu do empenho e da entrega, num espírito de solidariedade humana, cristã e social, de três Irmãs Passionistas espanholas, ao aceitarem a doação de uma casa pelos Missionários Passionistas de Portugal, para que nela desenvolvessem projetos sociais e apostólicos. Durante dois anos as Irmãs reconstruíram a vivenda localizada junto às instalações do Seminário.

Em 1987 é concedida à Congregação das Irmãs Passionistas de S. Paulo da Cruz, o estatuto e registo do Centro como Instituição Particular de Solidariedade Social, iniciando a sua atividade como Centro de Dia.

Dois anos depois, o Centro Regional da Segurança Social de Aveiro sugeriu uma readaptação do Centro ao nível da intervenção em crianças em risco, vindo então a tornar-se um Centro de Acolhimento Temporário (C.A.T) e funcionando também como A. T. L. Durante algum tempo funcionaram simultaneamente o Centro de Dia, o C.A.T e o A.T.L., mas pouco a pouco os idosos foram-se integrando em centros mais próximos das suas residências, acabando assim por se dedicar apenas ao apoio à infância.

Em 2001 é renovado o acordo entre o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Aveiro e o Centro Social Santa Cruz, passando este a integrar exclusivamente a resposta social de Centro de Acolhimento Temporário.

 

O Nosso Centro

O Centro Social Santa Cruz – Irmãs Passionistas destina-se ao acolhimento temporário de crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os zero e os doze anos e que estão ao abrigo da medida de promoção e proteção - acolhimento em instituição (de acordo com a Alínea f), do nº1, Artigo 35.º da Lei nº 147/99, Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo). A admissão das crianças é feita segundo critérios acordados entre a Instituição e o Centro Regional da Segurança Social de Aveiro.

No âmbito da nossa Missão, Visão, Valores e Objetivos, o Centro dispõe de uma equipa multidisciplinar constituída por cinco Irmãs Passionistas residentes, auxiliares de ação direta, auxiliares de serviços gerais, cozinheira, psicóloga e educadora de infância.