Projecto Educativo

O projeto educativo é simultaneamente um projeto de formação pessoal e de preparação para a vida, na sua vertente mais determinante, a da adaptação pessoal e social às exigências que a sociedade coloca. É no projeto educativo que se ancoram as dinâmicas relacionais e interacionais da instituição e é nele que se reflete a intencionalidade de concretizar a missão de educar. Desta forma, este projeto baseia-se numa intervenção e princípios metodológicos que promovem a educação e realização da criança como pessoa, bem como, o seu desenvolvimento físico, psicológico, intelectual, cultural e social. 

Visando dar voz à nossa missão de “dar Vida e protegê-la onde ela é ameaçada, desvalorizada ou fragilizada” através de um ambiente saudável, familiar, pedagógico e social, este projeto tem subjacente a organização e planeamento da vida diária da instituição, tendo em conta as características e necessidades individuais e coletivas de natureza física, sócioafectiva e educacional das crianças que a constroem. 

Este projeto educativo foi construído para um ano, estando vigente até novembro de 2013, altura em que deverá ser avaliado e revisto.